Páginas

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

QUATRO ESPOSAS!


Era uma vez um rei que tinha 4 esposas. Ele amava a 4ª esposa demais e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras. Dava-lhe de tudo e sempre do melhor.
Também amava muito sua 3ª esposa e gostava de exibi-la aos reinados vizinhos. Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei.
Amava também sua 2ª esposa. Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele, com amabilidade e paciência. Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele confiava nela, para atravessar esses tempos de dificuldade.
A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu alcance para manter o rei e seu reino muito Rico e Poderoso. Mas....ele não amava a 1ª esposa e apesar dela o amar profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia, o rei caiu doente e percebeu que seu fim estava próximo. Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou:"É....
agora tenho 4 esposas, mas quando morrer, ficarei sozinho.... Então perguntou a 4ª esposa: -"Eu te amei tanto, querida, te cobri das mais finas roupas e jóias, mostrei o quanto eu te amava, cuidando bem de você.... Agora estou morrendo.... Você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?

"De jeito nenhum!" respondeu ela e saiu do quarto sem sequer olhar para trás. A resposta que ela deu, cortou o coração do rei como uma faca afiada.
Tristemente, o rei então perguntou a 3ª esposa: "Eu te amei tanto também a vida inteira.....Agora que eu estou morrendo.... você é capaz de morrer comigo, para não me deixar sozinho?
"Não, respondeu ela. "A vida é boa demais! Quando você morrer, eu vou é casar de novo..." O coração do rei sangrou e gelou de tanta dor.
Ele perguntou então à 2ª esposa:"Eu sempre recorri a você quando precisei de ajuda e você sempre esteve ao meu lado.... Quando eu morrer... você será capaz de morrer comigo, para me fazer companhia?
Sinto muito, mas, desta vez, não posso fazer o que me pede, respondeu a 2ª esposa. O máximo que eu posso fazer é enterra-lo

Essa resposta veio como um trovão na cabeça do rei e ele ficou arrazado. Daí....uma voz se fez ouvir:
"Eu partirei com você e o seguirei por onde você for...." O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa, tão magrinha, mal nutrida, sofrida....
Com o coração partido o rei falou: "Eu deveria ter cuidado muito melhor de você, enquanto ainda podia....."
Todos temos 4 esposas nas nossas vidas. Nossa 4ª esposa é o nosso corpo. Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo saudável e bonito, ele nos deixará, quando morrermos.
Nossa 3ª esposa são as nossas posses, propriedades, riquezas. Quando morremos, tudo isso vai para os outros.
Nossa 2ª esposa são nossa família e nossos amigos. Apesar de nos amarem muito e estarem sempre nos apoiando, o máximo que eles podem fazer é nos enterrar.
Nossa 1ª esposa é o nosso ESPIRITO, muitas vezes deixado de lado, fica lá no fundo, esquecido, por perseguirmos durante a vida toda, Riqueza, Poder e Prazeres do nosso ego. É nele que cabe Deus, como bem dizia Dostoievsky: "Todo homem tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus". Pena que muitas vezes só consideramos isso quando estamos para deixar este mundo.
Apesar de tudo, é a única coisa que sempre irá conosco, não importa onde formos. Então, cultive-o, fortaleça-o, bendiga-o e, acima de tudo, alimente-o, dando verdadeiro sentido à sua vida! É o maior presente que você pode dar ao mundo e principalmente a si mesmo.

Nenhum comentário: